Linha Internacional de Data (LID)

A Linha Internacional de Data (LID), também chamada de Linha Internacional de Mudança de Data ou apenas Linha de Data, é uma linha imaginária na superfície terrestre que implica uma mudança de data obrigatória ao cruzá-la.

Ao cruzar a linha de data de leste para oeste soma-se um dia e ao passar de oeste para leste subtrai-se um dia no calendário.

Por conveniência, a linha de data foi posicionada no globo terrestre do lado oposto ao Meridiano de Greenwich, mas localiza-se, na verdade, próxima ao meridiano 180. Há discrepâncias no seu desenho a fim de atender a diversos fatores geopolíticos, satisfazendo territórios que de outro modo se posicionariam parcialmente a leste ou oeste.




OUTRAS NOÇÕES IMPORTANTES:

1. A LID (Linha Internacional da Data) não coincide com o meridiano de 180°, pois ela sofre desvios para que não corte qualquer área habitada.

2. HORA DA CHEGADA: HC = HS + TV
Explicações:

a) HC: hora da chegada (é o que se procura determinar).

b) HS: hora simultânea (diferença entre o local de partida e o de destino).

c) TV: tempo de viagem.

Aplicação

(tempo de viagem): Um trem parte da cidade A (15°W) às 14 horas com destino à cidade B (30°E). Sabendo-se que o tempo de viagem foi de 4 horas, qual a hora da chegada?





A primeira observação relacionada à LID ocorreu na expedição realizada por Fernão de Magalhães[1] (1519-1522), a primeira a circunavegar o planeta. Os marinheiros sobreviventes, no retorno a Espanha, tinham a certeza de qual era o dia da semana, como confirmado por vários registros de navegação. Entretanto, os que estavam em terra insistiam que o dia era diferente. Embora possamos hoje entender o que ocorreu, o fenômeno causou grande surpresa na época.