O que são Fusos Horários?

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO – “A Terra gira em torno de si mesma ou de um eixo imaginário que passa pelos pólos, num movimento conhecido como rotação. Esse movimento dura 24 horas ou mais precisamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, em uma velocidade de 1.666 km/h na altura do Equador. [...] Enquanto de um lado da Terra (voltado para o Sol) é dia, do outro é noite. Da Terra, temos a impressão de que o Sol "aparece" todos os dias em lugares próximos ao leste e "desaparece" em locais próximo ao oeste de onde estamos [...]. Com base no movimento de rotação, foram determinadas pela humanidade as horas e também os fusos horários. A Terra é esférica e pode ser dividida em 360° ou 360 meridianos. Como ela demora aproximadamente 24 horas para girar completamente sobre si mesma, a cada hora que ela gira, cobre a distância de 15° em relação ao Sol”. (Coelho, Marcos A. e Terra, Lygia. Geografia Geral. O espaço natural e socioeconômico. Moderna, p. 65. 2001).

NOÇÕES BÁSICAS:

1. A cada 15° de longitude, temos um fuso horário ou uma hora: 15° = 1h (da mesma forma, 1° = 4 minutos).

2. O movimento de rotação da Terra dá-nos a noção de sucessão das horas, possibilitando a definição de qual dos hemisférios (Oeste ou Leste) estará adiantado ou atrasado com relação às horas.



3. Para se calcular distâncias, em graus, entre dois lugares, podem acontecer duas situações:

PRIMEIRO CASO – Se os dois lugares estiverem no mesmo hemisfério, devemos subtrair a longitude maior da longitude menor, por exemplo:




30° é a distância entre A e B. Essa distância deverá ser convertida para horas: 30° = 2 horas


SEGUNDO CASO – Se os dois lugares estiverem em hemisférios diferentes, devemos somar as longitudes. Assim, teremos:



30° é a distância entre X e Y. Essa distância deverá ser convertida para horas: 30° = 2 horas.